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Curiosidade

Propriedades

O valor nutritivo do côco e seu sabor variam de acordo com o estágio de maturação apresentando de maneira geral quantidades significativas de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras. À medida que a polpa amadurece, enriquece o seu teor de gorduras. O côco também possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e magnésio.

Uma unidade média de coco verde contém cerca de 300 ml, o que eqüivale a:

54 calorias

12g de carboidratos
0,4g de proteínas
0,4g de gorduras

Benefícios

A água de côco é considerada um isotônico natural por ser rica em minerais. A presença de eletrólitos tais como sódio e potássio na água de côco possibilita a absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele. Além disso, a água de côco é a única bebida isotônica natural disponível comercialmente. Portanto, é ideal para repor o líquido perdido depois das atividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação por ser um excelente soro vegetal.


hidrata e amacia a pele

reduz o nível de colesterol

combate a verminose infantil

previne e auxilia no tratamento da artrite

controla a pressão arterial

combate a desidratação

repõe imediatamente a energia

evita vômitos e náuseas durante a gravidez

depura o sangue

calmante natural

reduz a febre

coadjuvante no tratamento de úlcera estomacal

combate a prisão de ventre

previne o enjôo causado pela maresia

Qualidade e conservação

Quando o côco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o côco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. O côco verde está adequado para consumo quando sua casca é fibrosa e carnuda, com um tom esverdeado e se o núcleo está bem duro. Além disso, a polpa deve apresentar-se tenra com consistência cremosa.